domingo, 14 de novembro de 2010

Odontologia Estética

Quando o assunto estética é abordado uma das maiores dificuldades encontradas é exatamente na definição da palavra “estética”. Pode-se encontrar definições clássicas como:“Estética é a ciência da beleza presente na natureza e nas artes”, entretanto a subjetividade é um fator determinante na definição de beleza. O que desperta a atenção de alguns pode não causar a mesma reação nos outros. Cada indivíduo tem suas preferências próprias e o conceito de estética pode variar com a época, a idade e o tipo de cultura de uma comunidade. 

Na cultura moderna ocidental a aparência é de suma importância e exige um novo padrão de beleza do sorriso. O atual padrão de beleza traduz-se por dentes claros, bem contornados e corretamente alinhados. A beleza é um fator determinante na auto-estima, e essa é crucial nos relacionamentos interpessoais. Alterações na aparência podem refletir no comportamento psicológico e social do ser humano, essas mudanças podem ser desde o simples disfarce do problema até a total introversão do indivíduo.  
Desde o inicio da nossa vida a boca é o órgão de ligação de bebê com o mundo externo, na vida adulta ela é o órgão da expressão e comunicação social. Dessa forma as pessoas procuram dentes brancos por diversas razões e essas podem ser: sociais, profissionais e psicológicas. Portanto quando nos deparamos com um paciente com queixas estéticas, deve-se considerar todos esses fatores envolvidos, o profissional deve ouvir suas reclamações e dar todas as opções de tratamento.  
O clareamento consiste em uma das opções de tratamento estético e ele pode ser empregado isoladamente ou em conjunto com outros procedimentos estéticos. Entretanto o clareamento, em suas diversas formas é a modalidade de tratamento mais conservadora, por manter intactas as estruturas dentárias sadias. Porém o clareamento não é um procedimento previsível, mas de acordo com os estudos o índice de sucesso inicial é de 92%. Desse modo, o tratamento por si só pode mudar significativamente a aparência dos dentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário